top of page
  • Alessandra Corrêa

AS 5 PERGUNTAS PARA A TOMADA DE DECISÃO ÉTICA

Atualizado: 7 de jul. de 2023




Ao longo de um processo de negociação tomamos diversas decisões, grandes e pequenas. Decidimos sobre o escopo, os valores e que informações compartilhar. Decidimos também sobre os lugares à mesa, linguagem usada, quem será nosso representante.


Muitas vezes nos questionamos se estamos indo pelo caminho certo, se estamos tomando decisões não apenas eficazes, mas éticas.


Trilhar o caminho da ética é sempre importante. Temos que ter em mente que nossa reputação como negociadores, e como profissionais, é construída e fortalecida a cada decisão, a cada ação.


Uma boa forma de sabermos se nossas decisões estão ou não seguindo o caminho da ética, é responder a essas cinco perguntas sugeridas pelo Program on Negotiation, de Harvard:


1. Eu gostaria que outras pessoas me tratassem, ou a alguém que amo, da mesma forma?

2. Se, hipoteticamente, meus atos fossem objeto de matéria de um artigo de jornal, eu ficaria confortável?

3. Eu ficaria confortável contando para meu melhor amigo, meu cônjuge ou meus filhos o que estou fazendo?

4. Eu aconselharia alguém a agir dessa forma?

5. Como esse ato refletirá em como as pessoas pensarão e se lembrarão de mim?


As respostas a essas perguntas provavelmente nos ajudarão a ver o caminho certo a ser seguido. Nem sempre esse será o caminho mais fácil, ouso dizer que provavelmente será o mais difícil, mas certamente será o que nos trará mais recompensas e benefícios no médio e no longo prazo.



Por Alessandra P G Corrêa


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page